Por que implantar um Sistema de Gestão da Qualidade?
31/01/2017
O que leva uma empresa a ter um Sistema de Gestão da Qualidade?
Dentre as principais respostas dadas por gestores de empresas, estão as seguintes:
- Necessidade de melhoria da empresa;
- Busca pela melhoria contínua;
- Requisitos de clientes;
- Necessidades de mercado.
As duas primeiras respostas acima deveriam ser as principais causas reais e não somente um belo discurso (o que infelizmente vemos muito na prática), sobrepondo às duas outras.
O fator mais importante desta decisão, na realidade, é de fato de ser um requisito dos clientes atuais ou potenciais. Este fator não é de todo mal, pode ser um grande impulsionador externo sobre a necessidade de implantação de mudanças internas na empresa.
A própria ISO 9001:2015 em seu item 1 Escopo, define que: “Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:
a) necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
b) visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.”
Existem muitas empresas que buscam apenas satisfazer os clientes apresentando um “papel bonito, um certificado emitido por uma organização externa”. Normalmente este tipo de empresa não consegue manter por muito tempo a sua certificação, pois a mesma está “segura apenas pelo prego que segura o quadro na parede”, atendendo apenas os requisitos normativos que estejam escritos sem analisar a sua importância para a empresa, qual o objetivo de existir este requisito na norma ou ainda sobre a importância para a empresa de ter e cumprir um requisito adicional que poderia ajudar a buscar resultados melhores.
Infelizmente ainda nos deparamos com algumas empresas assim nas auditorias de primeira, segunda ou terceira partes que fazemos.
Nestes casos, o investimento total para planejar e implantar um sistema de gestão da qualidade é muito alto e “desperdiçado”, pois terá vida curta e logo a empresa não conseguirá manter o SGQ e sua certificação.
Em contrapartida, as empresas que usam este “impulso externo” dos clientes para despertar o interesse em buscar resultados melhores, melhorar a sua capacidade para fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos aplicáveis de forma eficaz e eficiente, buscam aumentar a satisfação do cliente e dos acionistas por meio da aplicação eficaz do seu sistema de gestão da qualidade, estas sim podem se transformar em empresas diferenciadas e assim ter condições de ganhar mais mercado e mais negócios, além de aumentar a sua lucratividade.
Giancarlo Bommarito
Consultor e Diretor da GBV Assessoria - Qualidade e Produtividade
Entre em contato conosco através do site www.gbvassessoria.com.br ou contato@gbvassessoria.com.br e solicite orçamento ou maiores informações.